Conselho Pastoral Paroquial 23 de novembro de 2012

Pauta:

Campanha para a Evangelização 2012

Ano da Fé

Biênio Bíblico

Chá de Bebe pra Jesus

Organização da paróquia rumo a mudança de pároco

CAMPANHA EV. 2012– Em continuidade com a Eucaristia de encerramento das 24 horas de Adoração Eucarística (Ano da Fé) o Conselho pastoral paroquial enfrentou vários assuntos relacionados a nova etapa do ano litúrgico: Advento e Natal 2012. Em primeiro lugar foi apresentada a Campanha para a Evangelização a qual tem novo look mais juvenis Evangeli*JÃ e com dicas bem marcantes.

Os grupos da Novena nas familias estão sendo encaminhados e os coordenadores estão buscando os subsídios no escritório paroquial. Sábado 1 de Dezembro vai ser dado o envio oficial aos Coordenadores e grupos lembrando que a organização, os convites e os encontros sejam marcados por um estilo de discípulos missionários de Jesus.

Dia 16 dezembro vai ter inicio a Novena das crianças coordenada pelos catequistas e dia 18 a Novena litúrgica paroquial coordenada pelos coordenadores dos grupos. Gesto concreto de solidariedade da CE vai ser: providenciar um frango para a cesta natalina e a doação nos dias 15-16 (Coleta da CE 2012).

Ano da Fé e Indulgencia Plenária. Foi lido e comentado (Boletim informativo de Novembro-Dezembro, pag 08) o Decreto do Bispo Diocesano sobre a Indulgencia Plenária para o Ano da Fé e o Calendário Diocesano rico de eventos significativos nos quais e possível lucrar as Indulgencias.

O Decreto Reserva a paróquia a escolha de uma data para celebrar o dia do Batismo, renovando as promessas batismais. Foi escolhida a data da Celebração do Batismo do Senhor 12-13 de Janeiro de 2013. Fica com os fieis realizar uma peregrinação até a Paróquia onde receberam o Batismo e cumprir as condições para lucrar as indulgencias .

A partir de hoje cada sexta-feira (Ano da Fé) no final da benção Eucarística se acrescentará o Credo Niceno Costantinopolitano antes da oração pelas intenções do Papa .

Nas Festas da padroeira da Comunidade Paroquial e dos padroeiros das Capelas igualmente é concedida a indulgencia plenária.

Vai ser principalmente tarefa dos Ministros explicar para os enfermos a oportunidade oferecida pra eles no longo do Ano da Fé pra receber igual graça e misericórdia. No dia Mundial dos Enfermos se facilitará a participação dos doentes a Celebração Solene providenciando Tb a recepção da Eucaristia nas casas, na Santa Casa e no Asilo.

Biênio Bíblico. Em plena continuidade com Santas Missões Populares o Biênio bíblico diocesano 2012-2014 tem finalidade de difundir a Bíblia e promover o estudo da Palavra nas Familias, nos setores missionários, movimentos e comunidades na Diocese inteira.

Abertura solene será no dia 1 de dezembro vigília do Advento na igreja Matriz às 19:30hs .      O Calendário prevê encontros de formação para a liderança. Dia 21 de dezembro; 13 de janeiro (Retiro Paroquial); 15 de fevereiro, 15 de março e em datas ainda a ser escolhidas nos meses de abril, maio e junho.

Ambão e Evangeliário. Gracas a Deus temos na Igreja Matriz e nas Capelas um lugar dignitoso para a proclamação da Palavra de Deus (Ambão ou Mesa da Palavra).  A partir dos próximos dias queremos valorizar a presença do Evangeliario no Presbitério preparando um lugar de honra e permanente. O Evangeliário vai entrar na procissão inicial da Eucaristia. O Evangeliário deverá ser transladado solenemente à frente dos ministros ordenados e depositado no centro do altar, em faltas de Diácono, pelo primeiro Leitor.  Durante o Canto de Aclamação ao Evangelho o Presidente da Celebração translada o Evangeliário até o Ambão para a proclamação do Evangelho e de seguida o coloca no lugar preparado no presbitério.

Para Salto Grande foi proposto 1 e 2 Samuel (setembro de 2013; Passagens: vocação de Samuel, Unção de Davi.. ) e Lucas 1-2-8 (setembro de 2014).

3º  CHA DE BEBE PRA JESUS – Pastoral da criança, Pastoral Familiar, TLC em conjunto com outras pastorais e Movimentos estão promovendo o 3º  Chá de Bebe pra Jesus, uma verdadeira Festa da Vida com a participação das Gestantes da cidade. “Pra Jesus” sendo relacionado ao Advento e a gravidez de Maria e Isabel . A festa da vida tem em Maria e Isabel e no Canto do Magnificat a inspiração ideal .

DEDICAÇÃO DA IGREJA CATEDRAL – Domingo 30 de dezembro de 2012 as 19h vai ter a solene celebração eucarística na catedral e a ordenação do Diácono Agnaldo . Na paróquia vai ter às 19:30hs a celebração da liturgia da palavra realizada pelos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.

MUTIRÃO das confissões – Quinta-feira dia 6 de dezembro vai ser realizado o mutirão de confissões em Salto Grande. Foi escolhido de celebrar na Capela São Paulo a Missa as 19.30hs permanecendo o padre a disposição pelas confissões naquela capela mesma. Vários padres vão estar disponíveis pelas confissões na Igreja Matriz.  A partir das 22h adoração vai continuar na Capela S.Miguel ate as 07h da manha .

PREPARO DA MUDANÇA DE PÁROCO. A oração continua, confiantes no Pai de todas as providencias, para que ilumine Dom Salvador e os Conselhos Diocesanos na escolha do novo pároco para a Comunidade de Salto Grande e das demais comunidades em mudança. Sabemos que a Igreja é guiada pelo Espirito Santo e com certeza ELE providenciará o melhor para o bem da Comunidade!

Os coordenadores de Comunidades, Movimentos e Pastorais são convidados apresentar uma proposta de atividades e eventos para 2003.  Com referencias aos eventos: Quermesse e festas se aconselha a leitura das paginas 29 a 32 do Boletim Informativo da Diocese de Ourinhos: Bebidas alcoólicas e festas de igreja (Abolição de bebidas alcoólicas nas Festas religiosas da Diocese de Ourinhos a partir do dia 13 de fevereiro de 2013, inicio da Quaresma);   atualizar no escritório paroquial os próprios dados completos, o inventario e cadastro de cada Comunidade e Capela; Escolher  uma pessoa responsável pela manutenção dos locais de uso litúrgico, catequético e pastoral; escolher um representante para a equipe de liturgia paroquial; apresentar nomes de candidatos a Leitor e Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística.

Em Comunhão de oração elevemos ao Pai todo nosso agradecimento pelas conquistas realizadas na caminhada da Comunidade Paroquial no longo do CENTENARIO. 

  • Presenças –

Aparecida Antonangelo – Coord. Ministros – Setor Missionário S.José Operário

Luzia Leite – Ministra

Vera Goulart Nobrega – Pastoral Familiar

Antonio Carlos Nobrega – Pastoral Familiar

Mario Dimas Nogueira – Pastoral da Sobriedade

Neusa M.Pio Benedito – Coord. Mãe Peregrina

Maria Inês Conciani – Comunidade São Paulo

Reginaldo Ferreira – Comunidade S.Francisco

Maria Benedita da Cruz Ferreira – S.Francisco

Joel da Silva – RCC e S.Francisco

Luiz Morales – Setor Missionário S.Geraldo

Maria Aparecida Navarro – Setor Missionário S.Geraldo

Maria Luzia Plixo Oliveira – Comunidade São Miguel

Aparecida de Fátima Marcomini dos Santos – Comunidade São Vicente

Marco Martins – Comunidade Águas dos Bugres – Ministro

Maria Aparecida da Silva  – Vicentinos

Maria Aparecida Correia – Vicentinos

Abigail Acácio da Silva – Vicentinos

Maria Marcomini – Legião de Maria

Daina Rosali Okamoto  – Pastoral da criança

Terezinha Gema Galhiardi – Pastoral Batismo – Secretaria

Maria de Lourdes C. Pocay – Apostolado da Oração

Jean Fernandes – TLC, MiniTLC

Pe. Giovanni Battaglia – administrador paroquial

Anúncios