Salto Grande. Um Centenário Paroquial para celebrar raízes profundas e ação evangelizadora permanente sob o olhar de Nossa Senhora do Patrocínio .

Ouviu-se na cidade inteira ecoando no Vale, o som dos sinos (1942)  da torre da igreja matriz,  logo apos o relógio tocar o meio dia. Assim foi anunciado, com alegria nova, a Celebração do Centenário de uma das paróquias mais antigas do Vale Do Paranapanema.

Dom Salvador, nosso bispo diocesano, na homilia lembrou a historia bonita da criação da Diocese de Botucatu (7 de junho de 1908), com muita sabedoria preparada pelo mons. Pascal Ferrari,  que marcou o inicio do século XX, e contextualmente da criação da paróquia de Salto Grande (06.09.1912) realizada pelo mesmo bispo:  Dom Lucio Antunes de Souza.

No comentário inicial foi lembrada também ação de catequese desenvolvida pelos religiosos capuchinos italianos em toda a região especialmente pelo frei Pacifico de Montefalco a partir de 1843 e do frei Timóteo de Castelnuovo.

Pe. Giovanni no agradecimento final lembrou da bonita e frutuosa colaboração entre Prefeitura, Industrias e comércios e a paróquia; do profundo espírito de acolhida e hospitalidade, marco do povo de Salto Grande, expressão alta da presença maternal de Nossa Senhora do Patrocínio.

O coral do Apostolado da Oração (associação criada em 1913), direito pelo maestro Wagner, encheu de saudade os corações dos participantes, pelas notas e letras de cantos e hinos tradicionais , em um ambiente bem agradável criado pelos novos lustres de cristal, os murais contando historias e os arranjos coloridos.

Em destaque no alto do presbitério além dos antigos e preciosos vitrais, os lírios da paz e o barquinho com o convite de Jesus “Avance para águas mais profundas” Lucas 5, tirado do evangelho do dia, mostrando para a Comunidade o rumo para o hoje e para o futuro, em plena continuidade com o maravilhoso histórico hoje celebrado.

Participaram a celebração os párocos eméritos: Pe. Fernando, pe. Milton Bim e Pe. Antonio Gerolomo dos Oblatos de S.José; Frei Calogero, Pe. Benedito e Pe. Roberto enviaram mensagens. Padres salto-grandenses concelebrantes Pe. João Ribeiro de Carvalho, redentorista e o Pe. Adriano, diocesano; os freis Domingos e Alberto Cardoso enviaram mensagens.

Concelebraram também: Pe. Antonio Luiz, Pe. Nelson, Pe. Valdinei e o Pe. João dos Oblatos de Sao José, Frei Nei e frei Rogério dos Agostinianos, Pe. Savatore Gurrieri, Xaveriano e o paróco Pe. Giovanni; o vigário diocesano da Pastoral Pe. Ademir enviou uma mensagem.

Religiosas presentes: ir. Alice e ir. Tereza das Filhas de Maria Missionárias; a ir. Benedita, atual Provincial das FMM, enviou uma mensagem; das irmãs Missionárias Servas da Palavra: Ir. Brenda e Maria dos Angeles e a Comunidade Alpha e Omega. Enviaram uma mensagens bonitas as irmãs Pequenas Missionárias da Eucaristia de Canitar.

Participaram da celebração o Prefeito Geraldinho e o vice Carlinho, Prefeito emérito Lo, vereador Claudinei Antonangelo, o Sr Ary Pocai.  Os representantes das pastorais, movimentos comunidades e setores missionários juntamente aos muitos fieis leigos e leigas que tiveram a oportunidade e alegria de vivenciar o evento do Jubileu paroquial.

“Ad perpetuam rei memoriam” , logo após a Celebração da Eucaristia, foi inaugurada uma Epigrafe su placa, doação do Sr. Ari Pocay, realizada pela TSG de Salto Grande e colocada na fachada da Igreja Matriz com os dizeres: AVE MARIA – 06 de Setembro 1912-2012 – Jubileu Paroquial.

Uma recepção festosa foi realizada no salão Pe. Duílio Amleto Liburdi , alegrada pelas musicas do Ministério do TLC e da Comunidade S. Francisco; a projeção de imagens históricas e pelos coroinhas (bonecos mecanizados ) mandolim, trombeta e maestro, obra do Carlinhos, Marcos e Toninho.

O agradecimento da Comunidade Paroquial a cada um dos presentes que prestigiaram o evento e a todos e todas que colaboraram para a realização.

As celebrações continuam com a 60.ma Peregrinação de NSra nas Comunidades.

Dia 15 de setembro vai ser celebrada a liturgia solene no dia da Padroeira e a noite a tradicional Quermesse no Salão Pe. Duilio Amleto Liburdi. Dia 16 estaremos realizando a 54ª Procissão de Barcos nos rios Novo e Paranapanema chegando até o encontro das águas com o Rio Pardo.  Entre os últimos eventos o Almoço Beneficente, a cavalgada e bênção dos Cavaleiros e o Leilão de Gado(23/09).

Nossa Senhora do Patrocínio, Paróquia Jubilante também pela inauguração de duas Capelas: São Paulo, dia 09/09 (recebeu uma grande reforma e ampliação) e São Vicente 27/09 (totalmente nova).

Marco do Centenário Paroquial: uma Comunidade Católica consciente das profundas raízes, com uma historia maravilhosa e no mesmo tempo sempre mais viva, evangelizadora, solidaria.

Pe. Giovanni Battaglia, Fidei Donum

Quinta-feira 06 de Setembro de 2012