3 Congresso Missionário Nacional Igreja reúne 800 fiéis em Palmas

Uma coletiva de imprensa será realizada às 19h30 desta quinta-feira, 12, na sala de imprensa do Colégio Marista de Palmas, local de realização do 3º Congresso Missionário Nacional, para apresentar à sociedade as ações missionárias da Igreja do Brasil neste ano em que se celebra 50 anos do Concílio Vaticano II.

Refletir e pensar a ação missionária da Igreja no Brasil e no mundo, num mundo secularizado e plural, à luz do Concílio Vaticano II e da caminhada da Igreja na América. Com este objetivo, cerca de 800 fiéis católicos se reúnem de 12 a 15 de julho, no Colégio Marista de Palmas. O evento acontece num momento em que a Igreja discute novas perspectivas de ação missionária na América Latina, ao mesmo tempo em que celebra 50 anos do Concílio Vaticano II, que, segundo João Paulo II, foi “um momento de reflexão global da Igreja sobre si mesma e sobre as suas relações com o mundo”.

O Congresso também tem como objetivo preparar o 4º Congresso Americano Missionário (CAM-4) e o 9º Congresso Missionário Latino-Americano (Comla-9), que será realizado em Maracaibo (Venezuela), em 2013, para o qual o Brasil, como o maior país católico do mundo, é chamado a testemunhar sua vida missionária.
Entre os participantes estão representantes dos Conselhos Missionários Diocesanos, instituições e organismos missionários, além de autoridades como o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, o arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito, Dom Sérgio Braschi, presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária, Padre Camilo Pauletti, diretor das Pontifícias Obras Missionárias, e Irmã Márian Ambrosio, presidente nacional da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil.

PROGRAMAÇÃO
Na manhã da sexta-feira, 13, dois painéis temáticos sintetizam o tema do Congresso: “Olhar sobre o mundo secularizado e pluricultural no qual nos cabe ser discípulos missionários”, que será apresentado pelo Irmão Israel José Néry, membro do Grupo de Reflexão de Catequese da CNBB, e “Discipulado Missionário do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II”, que será apresentado por Paulo Suess, professor de pós-graduação em missiologia do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp). À tarde, os participantes se reúnem em mutirões para troca de experiências no campo da missão.

COLETIVA
Participam da coletiva nesta quinta-feira, 12, às 19h30: Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, a presidente da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil, Irmã Márian Ambrosio, Dom Sérgio Braschi, bispo de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e presidente do 3º Congresso Missionário Nacional, e Padre Camilo Pauletti, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM).
Outras informações pelo telefone (63)2111-1612 – Assessoria de Comunicação do 3º CMN.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s