Linha do tempo do Centenário Paroquial. Igreja Matriz primeira pedra

Rumo ao centenário Paroquial vale a pena valorizar um documento comprovante o inicio da construção da nova igreja Matriz de Salto Grande e do Novo Cemitério. O documento faz referencia ao pedido encaminhado, dia 4 de dezembro de 1910, pelo pároco de São Pedro do Turvo Pe. Dionysio Perini, 13º pároco, apresentado ao Vigário Geral da Diocese de Botucatu, Monsenhor Pascoal Ferrari para receber autorização do bispo Dom Lucio Antunes de Souza a respeito da benção da primeira pedra da igreja Matriz de Salto Grande e a benção do  Cemeterio novo. Pe. Dionysio fala em nome do Sr. Col. Pedro Silvio Pocay. No livro tombo de S. Pedro a celebração foi registrada no dia 5 de dezembro (uma segunda-feira). A referencia ao Col. Pedro Pocai confirma como ele foi autoridade maior no pequeno povoado a promover o reconhecimento civil e religioso. Sem duvida com ajuda do Pe. Dionysio conseguiram em pouco tempo a realização dos sonhos: 27 de dezembro de 2011  a emancipação política com a criação do Município e  ao 06 de setembro de 1912 a criação da paróquia. A bem razão estamos falando de duas datas por um Centenário. A união entre as familias preparou logo em conjunto o que precisava. Por isso também o documento que estamos apresentando não é simplesmente uma curiosidade histórica, mas relíquia eloqüente da criatividade de um povo unido e trabalhador. Em data 5 de Dezembro de 2010 a Comunidade celebro com alegria o Centenário da Igreja Matriz (link http://pegiobruno.wordpress.com/2010/12/05/centenario-pedra-fundamental-igreja-matriz-1910-2010/ )

O Documento:

S. Pedro do Turvo 4.XII.1910

Excia Reverendíssima

Eu, Vigário Encomendado de S. Pedro do Turvo, apresento a V. Excia Re.ma em nome do Sr Col Pedro Silvio Pocay, este requerimento com o qual peço humildemente:

1. A licença de benzer a primeira pedra da Matriz de Salto Grande e       2. A licença de benzer o cemitério novo.                                                   Com os mais íntimos sentimentos de obediência e respeito e amor assigno-me da V. Excia Rev.ma o mais humilde dos seus Criados.

Pe. Dionysio Perini

Ao Exmo e rev.mo Monsenhor Pascoal Ferrari, DD. Vigário Geral do bispado de Botucatu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s