Pe. Luis Mosconi: o trem das Santas Missões Populares

Pe. Luis Mosconi em DIOCESES MISSIONARIA escreve:

Depois da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (Aparecida, maio 2007), recebemos convites de dioceses de outros países da América Latina, que procuramos atender na medida do possível. De maneira especial queremos citar seis dioceses da Guatemala (Centro América), que resolveram viver a Missão Continental através das SMP, em clima de comunhão eclesial fraterna e solidária. Elas estão dando os primeiros passos de uma bela experiência, que poderá chegar a envolver cerca de 100.000 missionários leigos, discípulos missionários de Jesus Cristo, para que n´Ele e por Ele haja mais vida e cidadania no país….

As SMP continuam como flor sem defesa, não estão vacinadas dos males do mundo e das pessoas. Muitos pegaram o trem das SMP, olharam, gostaram, e mais na frente desceram. Mas o trem das SMP, graças a Deus, nunca parou, seguiu caminho, vislumbrando novos horizontes, esquentando corações, acordando energias novas.  

As dioceses que vivenciaram as SMP tiveram, em geral, saldo positivo, umas mais, outras menos, dependendo de como foi conduzido e vivenciado o processo. Em alguma diocese houve até sínodo diocesano depois das SMP. Mas pairam sempre no ar as perguntas: que fazer depois do processo das SMP? Como seguir adiante? Que passos dar? São perguntas normais e importantes, mas que podem revelar também a falta de uma visão de conjunto da proposta. Há sempre o perigo de pegar caminhos errados, como, por exemplo, cair num voluntarismo forçado (tem que fazer…); isso não vai longe. Ou o perigo de ir deixando desaparecer aos poucos o fervor missionário, ficando somente a saudade de uma experiência que se foi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s