Santa Catarina de Sena Os Paradoxos da Santidade

Os Paradoxos da Santidade . Conferencia – estudo sobre Santa Catarina de Sena de

Gustavo Corção  (http://gustavocorcao.permanencia.org.br/conferencias.htm)

citação

Na santidade, ao contrário, o que logo se vê, com fulgurante evidência, é a dilatação da alma e o alargamento dos extremos. A mansidão se vê acompanhada da coragem; a temperança de um santo como Bento Labre, que passa a vida inteira dizendo: pouco… pouco… , completa-se com um infinito desejo de posse; a misericórdia se abraça com um ardente sentimento de justiça [2]. As virtudes, que no homem ainda sujeito às leis dos sentidos, ou mal libertado desse jugo, eram meras disposições facilmente abaláveis (faciles mobiles), e sem conexão orgânica, tornam-se, pela infusão da Caridade e pelo acréscimo dos dons, virtudes reais, forças verdadeiras, dificilmente abaláveis (difficiles mobiles) organicamente e harmoniosamente conexas. E, em lugar do tíbio e claudicante indivíduo que apenas consegue fazer algumas coisas boas, à custa de compromissos, demissões e pusilanimidades, vê-se então esta alma vivificada pela graça abrir as grandes asas das virtudes que nos pareciam opostas e paradoxais, erguer-se sem medo no largo vôo dos albatrozes. [3]

Ora, é esse prodigioso alargamento dos extremos, essa riqueza de paradoxos, esse vôo poderoso de asas bem abertas, que dá à fisionomia de Santa Catarina de Sena um realce singular. Desta, pode-se dizer como a Igreja o diz no intróito de sua missa: ela amou o bem e odiou a iniqüidade. Nela, desde o hábito preto e branco de mantellata (Terceira Dominicana), tudo eram contrastes.

Tendo atingido aos vinte anos os mais altos vértices da perfeita contemplação, torna-se a mais diligente personagem de sua época; sendo filha de gente humilde e obscura, torna-se a primeira pessoa de quem o Papa Urbano VI se lembra, e manda chamar, nos dias em que a Igreja sofria a injúria do grande cisma. E é fácil prever que esta alma de ódio e amor não ficará hesitante entre os dois partidos que dilaceram a unidade do papado; e ainda é mais fácil adivinhar que esta moça corajosa (e humilde) não vai procurar o meio termo, o falso apaziguamento, a tíbia conciliação, com receio que a pedra angular não suporte o peso de palavras e atitudes verídicas.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s