Nova Matriz São Benedito em Santa Cruz do Rio Pardo

Nova Matriz de São Benedito

(veja arquivo Pdf 4,5 MB com fotos  http://www.saobeneditoscrp.com.br/nova_matriz.pdf )

A cidade de Santa Cruz do Rio Pardo – SP ganha uma ampla e bela igreja.

Após um período de construção de nove anos, foi entregue à comunidade da Paróquia de São Benedito a sua nova Matriz. A nova igreja apresenta como destaque sua grande torre na parte externa, e na parte interna os imensos vitrais com cenas evangélicas e milagres da vida de São Benedito, bem como uma devoção muito presente na comunidade paroquial (Jesus da Divina Misericordia).

Início da construção

O projeto da nova matriz foi bastante arrojado, sendo desenvolvido pelo Arquiteto Mário Sérgio Silva. A construção iniciou-se em 2001, sob a responsabilidade do então pároco Esdras de Moraes Freire.

Na fundação foi dada especial atenção à área da torre, devido a sua altura ser de 22 metros somente de construção, e que ainda contou com uma cruz de 9 metros de altura.

As paredes laterais também iniciaram sua fundação, as mesmas teriam entre 18 e 20 de altura, variação essa devido ao desnível do terreno. A igreja tem um comprimento de 60 metros que se entende desde a escadaria da entrada até a parede da parte traseira do templo. Quanto à largura a igreja apresenta dois tamanhos, dois terços da igreja tem 22 metros de largura, o restante, um terço, tem uma largura de 25 metros. A nave apresenta um pé direito de 14 metros de altura e um comprimento de 41 metros desde as salas da entrada até o Presbitério. O Presbitério tem um pé direito de 12,7 metros e conta com uma área de 140m2.

O levantamento das paredes externas começou a ser feito em volta da antiga matriz, que ainda continuou funcionando recebendo os paroquianos para as missas.

Transferência de Padres

Em março de 2003 houve a substituição do Pároco da Paróquia. O Padre Esdras foi transferido para Ourinhos e veio para Santa Cruz o Padre David Antonio da Silva. Continuaram as obras de levantamento das paredes externas.

Em dezembro de 2003 O Padre David foi transferido para Ourinhos, para ser o Pároco da Catedral da Diocese. A Paróquia de São Benedito recebeu então o novo administrador paroquial, o Padre Giovanni Giglio, até então Pároco na cidade de Santiago, no Chile.

Transferência para o Salão Paroquial

Com a conclusão do levantamento das paredes externas, colocação de tesouras e cobertura metálica de telhas galvanizadas de 6,5 mm de espessura, foi realizada a transferência da igreja para o Salão Paroquial, ao lado do novo prédio. A última missa na antiga Matriz foi realizada em 22/10/2006, um domingo. No dia seguinte houve a mudança de local e as missas passaram a ser realizadas no Salão Paroquial.

Derrubada da Matriz antiga e obras de continuação

Com a desocupação da antiga Matriz , esta  foi demolida para se construir a parte interna da nova. Foram feitas alterações no projeto original como a diminuição da largura da fachada, por ser desproporcional ao tamanho da praça. Houve também a instalação de sanitários para deficientes e alterações na acessibilidade para o templo, que não constava no projeto original.

Com a derrubada do prédio da Matriz anterior foi iniciada a construção das salas inferiores que se encontram no subsolo da matriz .

Com o levantamento das paredes das salas inferiores, foi concluído o contra-piso da matriz.

No total a Matriz conta com 1.400 m2 na área superior, sem contar o subsolo. Sendo 960 m2 a área da nave para a ocupação dos fiéis.

A parte inferior da Matriz conta com um salão para 150 pessoas e 6 salas para 50 pessoas cada uma, num total de 600 m2. Essa área inferior será usada para reuniões e para a formação pastoral catequética.

Forro e iluminação

Com a conclusão do contra-piso foi iniciada a colocação do forro. A escolha do forro foi primordial para a acústica. O forro foi definido em forma de dentes, o que também contribui para a estética e a beleza da obra.

Para o material do forro foram escolhidas placas em PVC, devido à durabilidade do material, podendo durar séculos, tendo a vantagem de não manchar caso haja a ocorrências de goteiras .  

Abaixo e acima do forro, nas paredes laterais, existem aberturas com telas. A função dessas aberturas é tanto a retirada do ar quente de dentro da Matriz, como a ventilação na parte de dentro do forro, devido ao calor provocado pelas telhas galvanizadas.

Quanto à iluminação, o projeto original previa sua colocação no teto. Mas a posição foi alterada para a colocação de conjuntos de lâmpadas fluorescentes nas paredes da Igreja para uma melhor iluminação e para facilitar a manutenção.

Mesmo sem o piso colocado, algumas missas foram celebradas no novo templo desde 2008, por ocasião de celebrações da Primeira Comunhão, Crisma e Semana Santa.

Conclusões da Nave e do Presbitério

Em agosto  de 2009 foi iniciada a colocação do piso da nave e do presbitério, todo em mármore.

O altar da nova matriz – feito em mármore travertino com coluninhas também em mármore,  cujas extremidades são em bronze – foi todo recuperado pois é o mesmo usado na matriz antiga.

O ambão – também em mármore travertino – foi feito com material recuperado da antiga matriz.

Na capela do Santíssimo Sacramento o degrau do altar é feito em mármore travertino, também recuperado da igreja antiga.

A igreja tem ainda duas sacristias, uma ao lado do Presbitério para as alfaias, outra na entrada da Matriz para o clero.

A igreja conta com sete banheiros para o atendimento dos fiéis, 4 na parte do piso principal e 3 no primeiro e secundo andar.

Vitrais

Uma parte marcante da beleza da igreja esta nos grandes vitrais distribuídos pelas paredes do templo.

A partir de 2007 o Padre Giovanni contratou a empresa Geukas para a confecção dos vitrais. Após várias reuniões de muitas horas foram definidos os detalhes artísticos presentes em cada um dos vitrais a serem colocadas, bem como o local de cada um e os aspectos financeiros para a entrega dos mesmos.

Especial atenção foi dada à escolha dos temas dos vitrais, dado que a intenção foi de transmitir uma pequena catequese aos fiéis, baseada em temas bíblicos.

Na parte externa, na torre de entrada, encontra-se uma roseira com a imagem do padroeiro da paróquia, São Benedito.

Dentro da Igreja existem 15 vitrais com imagens. Sendo que são apresentados 4 conjuntos, de 3 vitrais cada, com diferentes temas, chamados de tríptico.

No lado esquerdo da entrada, o primeiro tríptico faz referência ao padroeiro da paróquia, o primeiro vitral refere-se a um milagre do santo na multiplicação dos pães. No centro um vitral que mostra a figura de São Benedito segurando uma criança e por fim o terceiro vitral apresenta o milagre do santo com a multiplicação dos peixes.

Ainda do lado esquerdo da matriz temos, no centro da nave, a imagem de Jesus da Divina Misericórdia, lembrando a grande devoção dos fiéis da paróquia. Possivelmente seja esse um dos maiores vitrais do Brasil, senão o maior, com essa imagem.

Ainda à esquerda, em direção à capela do Santíssimo Sacramento, é apresentado um tríptico que evoca a relação com o Santíssimo Sacramento. O primeiro vitral refere-se ao milagre de Jesus com a multiplicação dos pães, o vitral central representa a última ceia de Jesus com os Apóstolos e o terceiro retrata Jesus com os discípulos de Emaús.

O último vitral que temos na igreja está dentro da capela do Santíssimo, com a imagem de um cálice e a hostia consagrada.

No lado direito da igreja, no primeiro tríptico após a entrada temos, da esquerda para a direita, o primeiro milagre de Jesus nas bodas de Caná, a ressurreição de Lázaro e finalmente o encontro de Jesus com Maria e Marta.

No centro da nave, no lado direito temos o vitral da Imaculada Conceição.

O outro tríptico do lado direito apresenta os seguintes temas, da esquerda para a direita, a Anunciação do anjo a Maria, o Nascimento de Jesus e o Batismo de Jesus por João Batista.

 Inauguração

Em 23/12/2009 foi realizada a última missa no Salão Paroquial.

No dia 24/12/2009 vários paroquianos fizeram a mudança de todos os moveis para a nova matriz.

A missa de inauguração da Nova Matriz foi realizada na noite de Natal de 2009 ás 21 horas. Os fiéis compareceram numerosos para a celebração do nascimento de Jesus na nova igreja, num total de 600 pessoas.

No dia 25 de dezembro de 2009 foram realizados os primeiros batismos da nova matriz pelo Diac. Roberto Brilhador.

Com isso a Igreja Matriz de São Benedito tornou-se a maior igreja da cidade. Preparada para receber os fiéis para o culto a Deus e para seus momentos de oração, reflexão e meditação.

 

Mauricio Araujo e Pe. Giovanni Giglio

 Fotos no site da Paróquia: http://www.saobeneditoscrp.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s